quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSA VIDA


Dentro do tema Planeta Terra, a escola também realiza trabalhos de sensibilização para preservação e racionamento da água, para que no futuro, não falte este líquido tão precioso e necessário à humanidade.

Neste sentido, os alunos da 5ª série, nas aulas de Geografia, trabalharam sobre a água e foi feito uma produção de texto sobre o assunto. Escolhemos um pequeno texto feito pela aluna Mariana Prestes:


A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSA VIDA
A água é um bem precioso que devemos cuidar, preservar e economizar para que, futuramente, não falte.
A água é indispensável para nossa sobrevivência, sem ela não podemos viver. Ocupamos ela para tudo: lavar a louça, fazer comida, lavar roupa, tomar banho, escovar os dentes, limpar calçadas, regar as plantas, lavar o carro e o que é mais importante, para tomar.
Sabemos que 70% do nosso planeta é constituído por água, mas nossa preocupação esta na água doce, pois o processo de dessalinização das águas salgadas para possível uso, encare demais e aí só poderá ter água em casa, as pessoas muito ricas que poderão pagar.
Sendo assim, é necessário conscientizar a população da necessidade de preservação da água, não poluindo os rios para que sempre tenhamos uma água de boa qualidade. Também devemos racionar água para que sempre possamos ter acesso a esse líquido tão precioso e necessário para nossa vida.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

PLANTIO DE MUDAS


Os professores da escola também trabalham com atividades de conscientização ambiental com atividades práticas, como plantio de árvores. O objetivo é enfatizar a questão ambiental, com a conscientização de que se deve preservar para ter no futuro. Na foto, uma muda plantada na escola. Nossos alunos já participaram plantio de mudas de árvores para recomposição da vegetação que protege às margens dos principais rios do nosso município.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

LIXO TÓXICO - SAIBA ONDE LEVÁ-LO...

CUIDE DO MEIO AMBIENTE...
NOSSA CIDADE AGRADECE...
E SUA VIDA GANHA MAIS QUALIDADE...

TERMINAIS DE COLETA DO LIXO TÓXICO DOMICILIAR
Leve até ao terminal: Pilhas, baterias, toner, tintas, embalagens de inseticidas,remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes, óleo animal e vegetal embalados emgarrafa pet de 2 Litros.

Nossa escola também oferece coleta de lixo tóxico e faz campanhas para arrecadar garrafas pet para fazer trabalhos artesanais. Conhecemos lindos trabalhos que podem ser feitos com estas garrafas e pretendemos, realizar, quinzenalmente ou mensalmente, com os alunos do turno da noite, da EJA, uma oficina com materiais recicláveis. Para alguns, pode servir até como fonte de renda. Observe as fotos:

COLETA SELETIVA DO LIXO

Um dos objetivos de nossa escola, na formação do aluno, é trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos porém com conseqüências desiguais para os diferente grupos sociais.
O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?
A proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental. Para isso, nossa escola faz a coleta seletiva do lixo, possibilitando aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade. As fotos registram este trabalho.

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - AQUECIMENTO GLOBAL


Nesta semana, estamos realizando em nosso estado a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de incentivar a criatividade e explorar a curiosidade de jovens e crianças, estimulando o interesse para a ciência e tecnologia e tem como tema o "Planeta Terra." Neste sentido de preservação e conscientização do Planeta Terra, algumas atividades foram e estão sendo realizadas ao longo do ano letivo em nossa escola.
Temos um Projeto de Aprendizagem sobre aquecimento global, realizado com os alunos da 7ª série do turno da manhã, sob a coordenação da professora Neuza.
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
O aquecimento global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperatura média do planeta. É compromisso de todos nós cuidar do planeta com consciência ecológica. A humanidade tem hoje recursos tecnológicos para resolver esta situação, mas terá vontade política? E Justamente neste ponto que Eu, Você e Nós Todos podemos ajudar. Para saber mais sobre o aquecimento global, visite o Projeto publicado no seguinte endereço:
http://www.neuzavila.pbwiki.com